quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O 5 de Outubro contado a crianças

Depois de ter falado na sala com os alunos sobre o 5 de outubro eles ficaram entusiasmados com as histórias e em casa fizeram algumas pesquisas e escreveram umas boas composições e a mãe do Bernardo do 2º ano mandou-nos este texto:
 
 
Era uma vez um país governado por Reis.
Nesse país tinha havido Reis muito bons, reis médios e reis maus.O povo sempre os amou e acarinhou.
Só que ultimamente o povo estava com muita fome e dor, e o Rei  não estava a ajudar.
As crianças choravam de fome e os seus pais nada tinham para dar. Mas o Senhor Rei vivia na fartura e luxo nos seus palácios,esquecia-se que tinha um povo para acarinhar e ajudar.
A  população exigia outra  forma  de   governar…
As crianças queriam escolas para estudar.
Os pais queriam empregos para trabalhar.
 
Entretanto novas ideias surgiam no ar…
 
A República e a sua nova maneira de pensar.O povo gostou destas ideias, e cheios de coragem,uma      Revolução                                   fizeram    estalar .
 Em uníssono entoam vivas:
Viva Portugal
 
Viva a República
.
Viva o 5 de Outubro
.
Que grandes mudanças… se vão dar em Portugal
 
A partir de agora a população já podia votar e juntamente com o seu governante, a uma solução para o país, vão poder encontrar.
 Foi o fim da monarquia e José Relvas na janela da Câmara de Lisboa já podia falar:
Viva               a             Republica, Viva Portugal!!!
 
 
 
 
Composições
 
Na   noite  de  4 de outubro  de 1910, em    Lisboa ,  houve    lutas    nos     quartéis  entre   os  defensores  do   rei   e    os   republicanos.  A   luta  decisiva  ocorreu   perto da   praça  de  Marquês   de   Pombal ,  a   que chama   de Rotunda.
O Rei    D.  Manuel   II  estava   no Palácio das   necessidades  , que   acabou   por   ser   bombardeado.    Como   o   Rei   se   viu   em  perigo, fugiu  com   a    sua   família    para     o    Palácio    de    Mafra. No   dia    seguinte   fugiram     para    Inglaterra.
Os    republicanos   ganharam    a   batalha .    Na   manhã    de   5   de   outubro   de 1910     José    Relvas   foi     à     varanda   da Câmara    Municipal  de   Lisboa    e   anunciou  a   Implementação   da   Republica.
Guilherme B.  -  2º ano
 
 
Até 5 de outubro de 1910 Portugal  era governado por reis, a essa forma de governo chamamos Monarquia. Nos finais do século dezanove haviam muitas pessoas que não gostavam desta forma de governar, porque um rei governava a vida toda.
E se o rei governasse mal?
Então houve quem apoiasse uma forma de governo diferente, não seria melhor  uma republica?! Em que o presidente seria eleito por apenas 4 anos?!
Grupos de portugueses de um partido republicano, revoltaram-se e acabaram com a monarquia e implantaram a republica, isto aconteceu a 5 de outubro de 1910.
A republica foi proclamada nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.
O que se passou  foi  tão importante que este dia passou a ser feriado nacional.
O ultimo rei de Portugal foi D. Manuel II.
O primeiro presidente da republica foi Teófilo Braga mas apenas provisoriamnete, depois  houve eleições e foi eleito o primeiro presidente de Portugal Manuel de Arriaga.
A implantação da Republica fez com que Portugal mudasse o seu hino e a sua bandeira e o nome da sua moeda passou a chamar-se escudo.
Inês C.  -   3º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava conhecer a tua opinião...